3.4.09

Valorizando comentários inúteis desde 2006

What are you doing?

Essa frase é a marca registrada do sistema de micro-blog mais famoso atualmente, o Twitter.

Criado em 2006, estima-se um crescimento de cadastros passando de 900%, sendo hoje a terceira maior rede social, atrás apenas do Facebook e Myspace. Com um sistema simples e fidelidade de seus usuários, o Twitter se tornou um ícone virtual, atraindo a atenção de muitos.

Com isso, gerou-se uma dúvida inevitável: por quê?

Falando sério, qual é a do Twitter? Você não conversa por ele, não pode colocar fotos, não há tópicos úteis, como em comunidades no Orkut. Só se fala, e ainda por cima com um limite de 140 caracteres.

Todos esses fatores parecem restringir os comentários, mas ocorre exatamente o contrário: isso permite debater qualquer coisa.

Se, por exemplo, um pássaro bater na sua janela você pode chegar pra um amigo seu no msn e falar “CARA, um pássaro acabou de bater na minha janela LOL”.

De repente ele até responda “hahah, que maneiro!”, ou então “caramba, tomara que esteja tudo bem”, mas, sejamos francos: ele não dá mínima. Também não há como render assunto. Acho muito improvável o início de uma conversa longa sobre vidros, aves ou qualquer outra coisa relacionada.

E é aí que está a magia do Twitter: as pessoas se importam! Mesmo sendo algo aleatório e sem sentido como um verme gigante atacando corais em um aquário britânico ou suas picadas de mosquito em lugares inusitados (exemplos verídicos @BrenoCalazans, @ClawfootTubs). Agora mesmo quase engasguei. Quem liga pra isso se eu não passei por uma experiência quase fatal?

Antes de criar uma conta eu guardava certas coisas pra mim, imaginando que, ao falar pra alguém, eu seria ignorado e desprezado. Os twitts com certeza mudaram esse aspecto em mim, e imagino que em muita gente também.

Além disso os níveis de intimidade com quem lê o que você escreve são diversos: desde seu melhor amigo àquele cara que você conheceu numa festa. Aliado à velocidade das mensagens, o Twitter torna-se a ferramenta perfeita para a divulgação de festas, encontros e notícias. Assim que terminar de escrever isso vou divulgar o post via twitt. Se fizesse isso pelo msn eu precisaria de uma certa intimidade com aqueles que falasse, afinal, seria preciso uma conversa razoável após o envio do blog.

Quanto à segurança, é só uma questão de bom-senso. Eu não vou informar em uma página da web pública que estou saindo de casa pra ir a tal lugar, né.

Twitter dá valor às pequenas coisas no nosso dia-a-dia. Essa é a razão do sucesso.

- Obrigado ao Thiago pela conversa no Msn que rendeu esse post.

2 comentários:

Kühner~ disse...

meldels, idéia genial fazer um post sobre twitter, mais genial ainda tudo que vc disse sobre ele, pq, relamente, é tudo verdade.

resumindo, genial. 8D

Anônimo disse...

E eu que passei horas tentando entender porque eu achava o twitter tão genial hoje mesmo.. Devia ter lido isso antes. Você roubou da minha cabeça ou o que? o_o