30.3.09

Under

Qual o motivo que leva uma pessoa a odiar uma rede social só porque ela está popular?
Li uma matéria no site na Globo.com outro dia falando sobre um pessoal que não gosta quando um site ou serviço se torna conhecido, como Orkut e Twitter.

Sinceramente, eu não vejo nexo nisso. O objetivo desses sites não é reunir seus conhecidos e compartilhar interesses?

Não acho que os spammers sejam um incômodo tão grande que me faça migrar para o Facebook, por exemplo. Na verdade até tenho uma conta lá, mas a questão é: quase ninguém tem uma conta no facebook – ao menos no Brasil.
Discriminar o orkut porque caiu no gosto popular é bobagem. Além do que acho inútil participar de uma rede social sem conhecidos de verdade. Não vejo sentido em seguir alguém que você mal conhece no Twitter nem em adicionar milhares de pessoas que não se conhece no Myspace.

Essas crises de underground me irritam em qualquer aspecto, principalmente com música. A maioria dos artistas não está muito interessada em ser uma banda com poucos fãs, e sim um grande sucesso. Então por que não ficar feliz quando há reconhecimento pelo trabalho?


Desprezar aqueles que souberam das obras de uma pessoa um tempo depois, ou mesmo através da mídia, não é motivo que o tornará mais ou menos fã. Claro que há aqueles que só entram na onda da fama, mas com eles também vêm muitos admiradores de verdade.

3 comentários:

Lara Mendonça disse...

Penso exatamente do mesmo jeito que você. Só que é triste te contar que existem sim bandas que afirmam odiar o sucesso (Radiohead, Oasis, Arctic, etc cofcof oi), mas adoram usufruir dele.

Outra coisa: Se não fosse orkut, eu não saberia metade das coisas que eu precisei saber pra conhecer meus idolos DICA. Lá você tem tudo o que precisa sobre qualquer coisa... Desde bandas até faculdade.

Agora, convenhamos... Facebook e Hi5 -FU. Odeio. Se um dia eu tiver que realmente usar a minha conta praticamente intocável nessas redes, vai ser por pura necessidade.

E meu Myspace também está totalmente largado. Aquilo é um cu enorme de mexer e não tem nada pra se fazer la.

BJS

beatriz a. disse...

em regra eu concordo com você
o único problema da popularização do twitter, pra mim, é que quando ele era "under", eu podia twittar tudo o que me dava na telha.
agora que ele virou mainstream, um bando de semi-conhecido te dá follow e fico impedida de twittar coisas muito pessoais HSDHFUHDSF
é claro que sempre tem a parada de proteger update, mas não tem a mesma graça ):

Anônimo disse...

Sim! Coisas com sucesso não são necessariamente ruins e pessoas que são totalmente contra-modinhas muitas vezes são só porque tá na moda ser underground. De verdade, de que me adianta um fórum com meia dúzia de pessoas ativas? O orkut popularizado ploriferou o número de comunidades ativas sobre assuntos diversos e muito interessantes e, embora com isso tenham vindo mil e uma comunidades "from uk", elas não pulam na sua frente e atrapalham a sua visão. Você sempre pode usar um site de relacionamentos com bom senso!

E o twitter é muito divertido quando você segue as pessoas "certas", ou seja, que se interessam pelo mesmo que você. :)

(E qual é a função de eu ter escrito isso, se a gente obviamente concorda?)